
Ciclo de Webinares
Diálogos sobre Serviço Social e Intervenção Familiar
Face à conjuntura social atual, as famílias vivenciam uma complexidade de problemas, emergindo contextos multidesafiadores. É nestes contextos que o Assistente Social, comprometido com a Defesa dos Direitos Humanos e Justiça Social exerce a sua prática
profissional. São-lhe exigidas competências na dimensão do Saber Ser, Saber Estar e Saber Fazer e um percurso formativo contínuo em prol da sua qualificação profissional pautada pela relação teórico-metodológica da sua prática profissional qualificada.
O curso integra um Ciclo de Webinares “Diálogos sobre Serviço Social e Intervenção Familiar”. Pretende ser uma oportunidade para Assistentes Sociais que trabalham nos diversos contextos ou estudantes de Serviço Social, proporcionando o diálogo entre
profissionais, numa partilha de saberes e práticas construídas, a fim de refletir sobre estratégias de intervenção e fatores preditores da eficácia na intervenção, de modo a (re)inventar boas práticas impulsionadoras de Mudança Positiva nas Famílias.
A Abordagem Sistémica analisa os sistemas de acordo com uma perspetiva de complexidade, privilegiando um olhar para além do indivíduo isoladamente, ou seja, atendendo também ao seu contexto e às dinâmicas relacionais estabelecidas. Esta perspetiva contempla modelos de intervenção eficazes, através de técnicas de ativação das competências dos próprios sistemas, tal como a família.
Sendo assim, o curso assenta numa abordagem sistêmica, centrada na pessoa no seu ambiente, numa intervenção familiar capacitadora/ de empoderamento, privilegiando o trabalho em equipa multidisciplinar (interdisciplinaridade) e em rede. Faz introdução a
diversas temáticas no âmbito da intervenção familiar, abordando áreas complementares na atuação do Assistente Social, em diversos contextos.
OBJETIVOS
✓ Ser capaz de na prática interventiva implementar alguns dos princípios fundamentais da abordagem sistémica, nomeadamente o trabalho em equipa interdisciplinar e em rede;
✓ Conhecer o Modelo de Comunicação Não Violenta de Marshall Rosenberg aplicado ao contexto interventivo /relação terapêutica;
✓ Conhecer a Mediação Escolar e suas vantagens na intervenção em contexto escolar;
METODOLOGIA DE FORMAÇÃO
Privilegia-se uma metodologia ativa, teórico-prática com recurso à análise e discussão de casos práticos, visualização de vídeos, análise critica de relatórios elaborados (salvaguardando anonimato dos mesmos) e outros recursos potenciando o diálogo entre profissionais, numa partilha de experiências e conhecimento e uma reflexão critico-construtiva do Saber Ser, Saber Estar e Saber Fazer do Assistente Social nos seus vários contextos de atuação.
WEBINARES
Temáticas a Abordar e Objetivo
1.⁰ Webinar (09.10.2023) - Introdução ao Serviço Social e Intervenção Sistêmica no contexto escolar
O papel do Assistente social nas Escolas e sua metodologia de intervenção.
Objetivo: Reforçar a importância de uma abordagem sistêmica na compreensão dos problemas (o diagnóstico familiar sistêmico) e estratégias de intervenção no contexto escolar (envolvimento parental).
2.⁰ Webinar (16.10.2023) - Introdução à Comunicação Não Violenta (CNV) de Marshall Rosenberg na Relação Terapêutica
Objetivo: Reforçar a importância da CNV, na construção da Relação Terapêutica (AS-Pessoa/ Família)
3.⁰ Webinar (06.11.2023) - Introdução ao Serviço Social e Educação Parental na Intervenção Familiar
Objetivo: Apresentar a educação parental (intervenção familiar a nível das práticas educativas) como medida preventiva dos problemas de comportamento e estratégia de intervenção para a promoção de competências na criança (sucesso escolar e educativo)
e relações familiares positivas.
4.⁰ Webinar (13.11.2023) - Introdução ao Serviço Social e Mediação Escolar
Objetivo: Apresentar a Mediação Escolar como medida preventiva dos problemas de indisciplina e conflitos em meio escolar e estratégia capacitadora na gestão construtiva dos conflitos e promoção de relações positivas no contexto escolar.
5.⁰ Webinar (20.11.2023) - Serviço Social e a Entrevista de Ajuda
Objetivo: Apresentar a Entrevista de Ajuda como instrumento de diagnóstico social
DESTINATÁRIOS
Estudantes ou licenciados em Serviço Social, mediante apresentação de comprovativo de cartão de estudante atualizado ou certificado de habilitações académicas.
Numero mínimo de participantes: 5 alunos
Investimento: por cada webinar
25€ (valor exclusivo para alunos da Academia)
42€ (valor para público em geral)
CRONOGRAMA
Formadora: Ilda Reis - Assistente Social (+info)

pelos 5 webinares
105€ (valor exclusivo para alunos da Academia)
150€ (valor para público em geral)