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Image by Anna Kolosyuk

A Arte como ferramenta de Estimulação Cognitiva Simples

 Tal como necessitamos de exercitar o nosso corpo para o ajudar a envelhecer bem fisicamente, o mesmo acontece com a nossa mente. Todos devemos exercer a nossa mente através da estimulação cognitiva para garantir que mantemos as nossas capacidades ao longo da vida.

 

A percentagem de adultos mais velhos tem vindo a aumentar nas últimas décadas e espera-se que duplique nos próximos 25 anos. Até 2060 a proporção da população com mais de 65 anos na União Europeia irá aumentar 30%.  Portugal é um dos países europeus mais afectados pelo envelhecimento demográfico, com as taxas de envelhecimento e dependência das pessoas idosas a atingirem níveis altos. Se em muitos países e em muitos grupos o envelhecimento é jovem, noutros há, que o envelhecimento é velho, carregando com ele. a perda de capacidades físicas e cognitivas.

Alguns estudos demográficos têm demonstrado que um estilo de vida social e mentalmente activo pode ajudar a diminuir as hipóteses de desenvolver problemas de saúde como depressão,  demência e declínio cognitivo.

A estimulação cognitiva pode ajudar a manter a função cognitiva intacta por mais tempo, pois sempre que somos estimulados social e cognitivamente,  navegamos em situações interpessoais complexas, ouvindo e processando informação para nos  ajustarmos às condições em mudança, de forma a conseguirmos  continuamente fazermos adaptações quer aos ambientes quer às actividades.

 

A estimulação cognitiva implica a utilização de actividades destinadas a estimular o pensamento, a memória e a interacção social, a fim de retardar o agravamento dos sintomas do envelhecimento e eventualmente do surgimento da demência.

Sem estimulação mental, as pessoas maiores correm o risco de perder as suas capacidades cognitivas.

Contudo, a estimulação cognitiva é uma ferramenta fundamental para trabalhar com pessoas maiores mas também essencial para trabalhar com pessoas com diversidade funcional e com crianças e jovens com dificuldade na motricidade fina e emocionalmente fragilisadas.

Objectivos Gerais

 A aprendizagem de novas ferramentas que visem a manutenção das capacidades cognitivas e sensoriais destas pessoas.

Exploraçâo de, ideias criativas que estimulem e que possam criar momentos agradáveis  e trabalhem a autoconsciência, a atenção, a percepção, a memória, o raciocínio e a linguagem.

Objectivos Específicos

✓ Conhecer a importância da Arte como ferramenta de Estimulação Cognitiva Simples;
✓ Conhecer e aplicar ferramentas de E
stimulação Cognitiva Simples;
✓ Compreender como a Arte pode:

. Resgatar potencialidades criativas;
. Recuperar a autoestima;
. Gerar autoconfiança;
. Propiciar sentimentos de bem-estar;
. Diminuir a apatia, depressão e insegurança;
. Ser um veiculo para expressar sentimentos e emoções;
. Trabalhar a coordenação motora.

Programa:

1. Arteterapia

1.1 O que é

1.2 História

1.3 Os benefícios da Arteterapia em geral

1.4 Os benefícios da Arteterapia em pessoas maiores

2.Exercícios Práticos

2.1 Criação de Mandalas (aprender a fazer)

2.2 Pintura com dedos

2.3 Colagem

2.4 Pintura e Memória

3. Estimulação Cognitiva Simples

4.1 Conceito

4.2 Como fazer Estimulação Cognitiva Simples com Pessoas Maiores

4. A música enquanto fundo do trabalho

5.1 Benefícios

5.2 Como escolher a música adequada

Destinatários: Animadores, Gerontólogos, Assistentes Sociais, Cuidadores Formais e Informais a trabalhem nas áreas do envelhecimento, diversidade funcional, infância e juventude 

Cronograma

Investimento:

36€ (valor exclusivo para alunos da Academia)

26€ (valor exclusivo para alunos da Academia que tenham participado no workshop ECS - Edição Mandalas)

45€ (valor para público em geral)

Pagamento do acto da inscrição

Formadoras: Rita João - Arteterapeuta e Regina Lourenço - Assistente Social

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