top of page
Image by Anna Kolosyuk

Estimulação cognitiva simples para Pessoas Maiores

 Tal como necessitamos de exercitar o nosso corpo para o ajudar a envelhecer bem fisicamente, o mesmo acontece com a nossa mente. Todos devemos exercer a nossa mente através da estimulação cognitiva para garantir que mantemos as nossas capacidades ao longo da vida.

 

A percentagem de adultos mais velhos tem vindo a aumentar nas últimas décadas e espera-se que duplique nos próximos 25 anos. Até 2060 a proporção da população com mais de 65 anos na União Europeia irá aumentar 30%.  Portugal é um dos países europeus mais afectados pelo envelhecimento demográfico, com as taxas de envelhecimento e dependência das pessoas idosas a atingirem níveis altos. Se em muitos países e em muitos grupos o envelhecimento é jovem, noutros há, que o envelhecimento é velho, carregando com ele essencialmente a perda de capacidades físicas e cognitivas.

Alguns estudos demográficos têm demonstrado que um estilo de vida social e mentalmente activo pode ajudar a diminuir as hipóteses de desenvolver problemas de saúde como depressão,  demência e declínio cognitivo.

A estimulação cognitiva pode ajudar a manter a função cognitiva intacta por mais tempo, pois sempre que somos estimulados social e cognitivamente,  navegamos em situações interpessoais complexas, ouvindo e processando informação para nos  ajustarmos às condições em mudança, de forma a conseguirmos  continuamente fazermos adaptações quer aos ambientes quer às actividades.

 

A estimulação cognitiva implica a utilização de actividades destinadas a estimular o pensamento, a memória e a interacção social, a fim de retardar o agravamento dos sintomas do envelhecimento e eventualmente do surgimento da demência.

Sem estimulação mental, as pessoas maiores correm o risco de perder as suas capacidades cognitivas.

 

Este workshop tem como objectivo a aprendizagem de novas ferramentas que visem a manutenção das capacidades cognitivas e sensoriais destas pessoas. Por vezes faltam-nos ideias para trabalhar com Pessoas Maiores, ideias criativas que estimulem e que possam criar momentos agradáveis e que estimulem e trabalhem em conjunto a autoconsciência, a atenção, a percepção, a memória, o raciocínio e a linguagem.

Programa:

1. Arteterapia

1.1 O que é

1.2 História

1.3 Os benefícios da Arteterapia em geral

1.4 Os benefícios da Arteterapia em pessoas maiores

2. Mandala

2.1 O que é a Mandala

2.2 História da Mandala

2.3 A Mandala no Tibete

2.4 A Mandala na América

2.5 A Mandala no Cristianismo

2.6 A Mandala em quanto ferramenta meditativa

2.7 Mandalas Temáticas

3. Criação de Mandalas (aprender a fazer)

3.1 O grafismo da Mandala

3.2 Mandala simples

3.3 Mandala pontilhada

3.4 Mandala complexa

3.5 Padrões de Mandalas

4. Estimulação Cognitiva Simples através das Mandalas

4.1 Conceito

4.2 Como fazer Estimulação Cognitiva Simples com Pessoas Maiores

5. A música enquanto fundo do trabalho

5.1 Benefícios

5.2 Como escolher a música adequada

6. Trabalho final

Destinatários: Animadores, Gerontólogos, Assistentes Sociais, Cuidadores Formais e Informais a trabalhem com Adultos Maiores 

Investimento:

30€ (valor exclusivo para alunos da Academia)

48€ (valor para público em geral)

Pagamento do acto da inscrição

Datas:

4 de Novembro | 15h às 19h

7, 9, 10, 17 e 21 de Novembro| 18h30 às 21h30

Duração: 19h

Formadoras: Rita João - Arteterapeuta e Regina Lourenço - Assistente Social

bottom of page