Ciclo de Workshops
Serviço Social e Envelhecimento
Intervir no Envelhecimento é, sem dúvida um enorme desafio a vários níveis:
- Quem trabalha com maiores ainda não chegou ainda aqui. É sempre mais novo, logo falta a experiência desta vivência.
- Trabalha normalmente com condições precárias, com vulnerabilidades económicas, psicológicas, emocionais, físicas… quer dos utentes quer do pessoal trabalhador.
- Trabalha em loop, veste o fato de bombeiro, guia muitas vezes ambulâncias de emergência e desliga-se frequentemente do mundo pessoal para viver intensamente e quase a 100% na instituição onde trabalha. Por consequência, existem muitos momentos que não sabe quem é e, no mesmo loop em que vive, esvazia-se e deixa de saber quem é – utente, técnico, outro trabalhador, administrador, administrativo ou ….
- Trabalha sem paragens, sem tempo para reflectir sobre a sua prática profissional e sem tempo para avaliar, refazer e resignificar.
O atendimento social e a visita domiciliária, são talvez dos actos mais realizado pelos Assistentes Sociais. Na maior parte das vezes, a intervenção inicia-se no atendimento e reinicia-se com a visita ao domicílio.
As situações de fim de vida e os contextos de violência são ambas difíceis, penosas e de grande vulnerabilidade e a mobilidade dos trabalhadores que actuam no directo com pessoas maiores são cada vez mais um factor de instabilidade, de desorganização na gestão da instituição e um dos factores que podem potenciar o mau trato. Há que saber, saber ser, saber estar e saber fazer.
Procura-se com esta formação refletir sobre boas e más práticas na intervenção social em contexto de atendimento, visita domiciliária, fim de vida, mau-trato e gestão e liderança de equipas, para o aprimoramento da prática interventiva.
Workshops:
A - Boas e Más Práticas no Atendimento Social – 20, 27 de Maio das 18h30 às 21h30
B - Boas e Más Práticas na Visita Domiciliária – 3, 11 de Junho das 18h30 às 20h30
C - Boas, Más Práticas e Direitos em Fim de Vida – 20 de Junho das 18h30 às 20h30 e 27 Junho 18h30 às 21h30
D - Indicadores de Violência Institucional em Pessoas Maiores – 2, 9 de Julho das 18h30 às 21h30
E - O Plano Social de Liderança como forma de Prevenção ao mau trato e à mobilidade de trabalhadores no sector solidário – 11 e 17 de Julho das 18h30 às 21h30
Conteúdos programáticos:
A - Atendimento Social
– Objectivos, e Metodologia - Entrevista de Ajuda
– Cuidados a ter no atendimento e na visita domiciliária
– Condições e organização do espaço de atendimento
– A importância do acolhimento e a Escuta activa
– Situação – Problema e possíveis soluções
– Encerramento do atendimento
– Más práticas
B – Visita Domiciliária
– Objectivos, planeamento e duração
– Visita programada ou não programada
– Construção da relação de confiança e postura técnica
– Cuidados a ter
– Encerramento da visita
– Más práticas
C – Fim de Vida
– Sinais de fim de vida
– A boa e a má morte
– Ajudar na partida
– Conselhos a Familiares
– Direitos em fim de vida
D - Indicadores de Violência Institucional
– Na alimentação, higiene e saúde
– Restrições e Segurança
– No conforto, privacidade e dignidade
– Na sexualidade e gestão patrimonial
– Como os aspectos técnicos, as condições de trabalho e as dinâmicas institucionais podem promover o mau trato
– Propostas de prevenção a nível macro, no terreno e para dirigentes.
E – Plano Social de Liderança
– O que é, para quem é e para que serve
– Metodologia
Destinatários: Assistentes Sociais e Estudantes de Serviço Social
Nº máx de participantes: 15 pessoas
Datas: 20 de Maio a 17 de Julho
Investimento:
Ciclo de Workshop Completo
75€ (alunos da Academia e Estudantes de Serviço Social)
90€ (profissionais de Serviço Social)
Por Workshop
21€ (alunos da Academia e Estudantes de Serviço Social)
30€ (profissionais de Serviço Social)
Formadoras: Regina Lourenço (+info) e Helena Correia (+info)