• Maedra

As 19 Melhores Maneiras para ser um Mau Auxiliar de Geriatria (vulgo Ajudante de Lar)

1. Jamais perguntes a um sénior como gostaria de ser tratado. Trata-o por TU, serve muito bem. Estás a ver o que é perguntares a todos como querem ser tratados? Era o que mais faltava!




2. Quando estiveres a fazer a higiene, não percas tempo a falar com ele, aproveita e fala com a tua colega, ou se estiveres sozinha aproveita para pensares na vida. Não percas tempo a dizer-lhe o que vais fazer; que parte do corpo vais lavar, limpar ou vestir, se vais pentear, fazer a barba, depilar, cortar unhas … Para quê? À medida que vais fazendo eles vão percebendo, certo?


3. Ah! E não te ponhas com meiguice a fazer a higiene, a dar mimo, ou qualquer tipo de afecto. Pegas numa esponja e toca a lavar. Não há diferença entre lavar um velho e um tacho e depois, sabes que tens mais uma série de seniores para lavar. Não podes perder tempo. Quando acabares o teu turno, tens de ter aquela quantia de pessoas higienizadas. O resto é conversa.


4. Quando os acordares, a melhor maneira é às 6/7h da manhã puxares os cortinados com toda a força e gritares o nome deles. Vais ver como acordam logo.


5. Se resistirem a ajudar para colocares a fralda e mantiverem as pernas fechadas, não te incomodes, abre-las tu. Vais magoar? Ora então, ajudassem!


6. Resistem quando queres levantá-los? Puxa-os! Ainda têm braços! Ficam com nódoas negras? Bom, diz que bateram na grade da cama, não é o que dizes sempre?


7. Às vezes passas-te e sai-te uma bofetada? É melhor teres cuidado! Sabes que se percebe bem quando um sénior é batido? Sempre que alguém lhe faz uma festa, ele retrai-se e defende-se colocando a mão na cara, com medo de ser batido outra vez.


8. Há seniores que não querem tomar banho? Nem te preocupes, senta-los e amarra-los à cadeira. E não consegues que estejam quietos na cadeira de rodas? Então, amarras a cadeira a um poste, a uma coluna, a um sítio qualquer…


9. Quando pedirem para ir à casa de banho, não ligues, evidentemente que é ronha, vontade de estarem sempre a chamar. Eles sabem bem que foram há menos de 10m à casa de banho. E nós sabemos que tu és completamente ignorante e que quem te orienta ainda é mais. Pois qualquer um sabe que quando um sénior chama muitas vezes não tem nenhum tipo de demência. Aliás, a verdade é que eles chamam só mesmo para te dar trabalho.


10. Quando alimentares um sénior, não te ponhas com conversas, é sempre a encher a boca, nada de motivar, não vale a pena. E se não abrirem a boca, abre-la tu e enfias a colher pela boca abaixo. Até porque há muitas pessoas para alimentar e não se pode perder tempo com quem não quer comer.


11. Se tiver carne para desfiar ou peixe para despenhar, não tens de ajudar, ele tem de continuar a ser autónomo que é para não dar trabalho. E se for invisual, deixa para último. Assim como assim, não vê.


12. Se alguém cair ou precisar de ti na tua hora de almoço, fica bem sossegada e finge que não sabes de nada e mesmo que um sénior te venha pedir ajuda enquanto almoças, diz-lhe rapidamente que estás na tua hora de almoço! Ele que espere!


13. Se te esqueceres de alguém na casa de banho durante 1h, não te preocupes, é da maneira que não te chateiam durante esse tempo.


14. Jamais te esqueças de colocar alcunhas aos seniores com demência ou com qualquer problema de ordem mental. Fica sempre bem, é engraçado. Nota-se que tens criatividade, doentia, mas não deixa de ser criatividade.


15. Não tenhas qualquer problema com a forma como falas com eles. Mostra quem manda! Apesar de eles serem o teu patrão, o lar é dos únicos sítios, onde o empregado maltrata o patrão e manda nele! Como vês, estás à vontade!


16. Se perceberes que dois seniores namoram, goza muito! Porque, por favor, onde é que já se viu? Têm mas é idade para ter juízo. É uma falta de respeito! E faltas de respeito tu sabes bem o que são!


17. Evidentemente que tens de tratar melhor quem te paga, te dá uns trocos por fazeres algum favor, até porque eles também sabem que se não te pagarem ...


18. E já sabes, assim que perceberes que vem um técnico, o director e principalmente um familiar, muda rapidamente o tom de voz, o olhar,a postura e diz aquelas frases que todos gostam de ouvir:

- Então minha querida como vai? O que quer, diga-me lá, Precisa de mais alguma coisa?

E depois não te esqueças de sorrir e dizer para os outros : É um doce, gosto tanto dela ou dele :)


19. Como última recomendação, lembra-te sempre que vais envelhecer, a não ser que morras antes, que poderás ficar em lar e que poderás receber exactamente o excelente tratamento que tu deste enquanto profissinal! Pensa nisso!





( Se te reconheces em alguma destas atitudes, considera consultares um profissional da área para te ajudar a melhorar o teu desempenho profissional, podendo fazer supervisão do teu trabalho)

Posts recentes

Ver tudo

Gostaste do que leste? Partilha-o:

Avenida Eng. Duarte Pacheco nº 3 A,

2640-476 Mafra

Contacte-nos

92 806 25 17

Visita também as nossas redes sociais

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca ícone do YouTube