• Maedra

Manual de Más Práticas em Intervenção Social

O Manual de Más Práticas em Intervenção Social é um constante manual em construção. É um guia de más práticas a não seguir, mas que servem de mote para reflectir sobre algumas práticas em Intervenção Social e sobre a necessidade de as diagnosticar. É fundamental perceber o início do Caminho.



Todos nós começamos  com a família na aquisição de competências pessoais e sociais, e voltamos mais tarde, com a entrada na faculdade, a iniciar Caminhos na área que escolhemos, na aquisição de competências profissionais e na consolidação ou não, das competências pessoais e sociais. E aqui, nestes novos Caminhos, podemos, se assim tivermos Vontade, de repensar o adquirido e o refazermos e adquirirmos novas competências necessárias e fundamentais no exercício de uma profissão.

Além das competências, não se pode trabalhar em nenhuma área, sem  se ter consciencializado dos seus objectivos, pressupostos e fundamentos, bem como da ética e do seu código deontológico, tantas vezes esquecido e remetido para segundo ou terceiro plano, em prol de outros valores, medos ou represálias e muitas vezes também por pouco conhecimento e sabedoria, para trabalhar na prática com Pessoas e Necessidades.

Porque sou assistente social, é a Intervenção Social que me toca o coração e me enche a Alma e que defendo. O assistente social é acima de tudo um agente de mudança e é fundamental e urgente que nos assumamos assim, pois o contributo a dar pode ser enorme, se assim o quisermos e soubermos.

A necessidade de uma imagem mais digna, mais publicitada, valorizando a profissão, passa na  minha opinião, pelas boas  práticas no terreno e pelos Saberes.  Pelo Saber, o Saber Estar e  o Saber Fazer, mas também por todos os outros Saberes: O Saber Escutar, Saber Falar, Saber Ad-mirar ( saber ver para lá do que se vê),  Saber...

A Escola Maior ou a Faculdade deverá ser o local privilegiado para aprender, discutir, reflectir e reaprender para Saber Servir. Qualquer profissão serve o Outro num ciclo sem abertura - Eu sirvo-te, Tu serves-me.

Este Manual tem por base os anos de prática no terreno, os anos de docência e todos os anos de aprendizagem pela Vida, e  por isso, agradeço a Todos os que me carregaram nos ombros: A Todos  os colegas com quem aprendi a Saber, a Saber Estar, a Saber Fazer... e  essencialmente a quem me ensinou a Saber como não Estar, como não Fazer, a Todas as chefias que me ensinaram a  enorme diferença em ser um Chefe e ser um Líder, a Todos os Clientes/Utentes que me "obrigaram", sempre da melhor maneira, a crescer pessoal e profissionalmente, numa procura constante de melhorar a Arte   e aos alunos que me "obrigaram" a estudar,  a reflectir e a perceber a necessidade de  reaprender  a minha Arte todos os dias.

Todos deixaram sementes na minha vida e algumas perdurarão para sempre.

Este Manual não pretende ser algo acabado, é algo em construção. Qualquer um poderá colaborar, desde que a sua perspectiva seja a de partilhar experiências que permitam  a reflexão, o crescimento e o desenvolvimento  pessoal e  profissional enquanto agentes de mudança.

Serão todas as experiências muito bem vindas!

(Manual em Construção)

0 visualização

Avenida Eng. Duarte Pacheco nº 3 A,

2640-476 Mafra

Contacte-nos

92 806 25 17

Gostaste do que leste? Partilha-o:

Visita também as nossas redes sociais

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca ícone do YouTube