“ O Teatro é a Poesia que sai do Livro e se faz Humana”

Frederico Garcia Lorca

 

O Teatro é arte de representar. Representar uma ideia, uma pessoa, uma atitude, uma cena do quotidiano, da sociedade e de retratar a vida da maneira que a vemos, a sentimos, a imaginamos…

Segundo Gardair e Shall (2009) a palavra teatro vem de um verbo grego que significa olhar, ver, contemplar. Lugar do homem para se ver como num espelho. O teatro, muito mais que reflexo, é um modo de ver o mundo.

Para Japiassu (1998) o teatro pode ser essencial no desenvolvimento emocional e na qualidade de vida. É terapêutico e psico-educativo na medida em que pode ajudar na construção de identidades, na melhoria da auto-estima e das funções cognitivas e sociais. 

Elmescany (2010) diz que a Arte, de um modo geral, ajuda os indivíduos a conhecerem-se melhor a si mesmos através do seu próprio fazer artístico e, a reconhecer os seus problemas como oportunidades de novas aprendizagens e significações.

O Teatro sempre foi, e é, uma ferramenta terapêutica, tal como qualquer outra forma de arte. É pela arte que melhor se educa, se cresce e se aprende. Qualquer forma de arte é absolutamente construtora e (re)construtora em qualquer idade, ajudando a recuperar memórias, a recuperar estados débeis de saúde física, mental e emocional.

A Arte é tão velha quanto a existência humana neste planeta, cumprindo desde sempre, uma função extraordinariamente holística no desenvolvimento físico, mental, emocional e espiritual do ser humano no contexto social e mais tarde num contexto socioeconómico e político.

O Teatro tem como função social apontar e identificar problemas sociais, através de um olhar crítico, irónico, dramático ou até mesmo de nonsense, provocando no público pequenas revoluções individuais…

 

A Escola Teatro D’Ensaio tem objectivos educativos, formativos e terapêuticos. Aprender a colocar-se no lugar do Outro, através da criação e da composição de personagens, tomando uma maior consciência das emoções, dos sentimentos, do Eu e do Outro, é a condição principal para a formação e construção do Actor.

 

 

Metodologia

Utilizamos técnicas de formação eminentemente práticas, recorrendo a metodologias activas e integradas e privilegiando o ensaio enquanto local de experiência, de aprendizagem e de articulação teoria / prática.

 

 

A quem se dirige a Escola de Teatro?

- Actores amadores que queiram iniciar-se ou aprofundar os seus conhecimentos e/ou melhorar técnicas;

 

- Todos os indivíduos que se sentem vocacionados e queiram seguir uma carreira na representação para quem propomos um curso de formação de actores, de 1 ano, a partir dos 16 anos.

 

- Todos os indivíduos que exercem direcção e encenação de grupos de teatro amador ou o queiram vir a fazer ?

 

- Participantes de castings na área do teatro.

- Profissionais a exercer actividade em outras áreas e que necessitem da representação enquanto apoio ao nível comportamental e de comunicação, como sejam nas áreas da:

 

- Liderança, comunicação e ensino que queiram melhorar a capacidade de oratória.

 

E Profissionais a trabalharem:

 

- Com a infância que queiram melhorar as capacidades de leitura e do conto,

- Com pessoas de idade maior e pessoas portadoras de demência que queiram desenvolver a capacidade de encontrar o personagem e a improvisação necessárias em situações de crise,

- Nas áreas da, inclusão e desenvolvimento comunitário que queiram aprender a criar, dirigir e encenar grupos de teatro.

- Empresários, startup's que queiram aprender a melhorar a forma de realizar os seus pitch's

 

- Estudantes universitários e pré-universitários que queiram aprender a falarem em público e a fazer excelentes apresentações e defesas de trabalhos.

 

- Para a Comunidade em geral

Conheça também os nossos Workshops

Avenida Eng. Duarte Pacheco nº 3 A,

2640-476 Mafra

Contacte-nos

92 806 25 17

Gostaste do que leste? Partilha-o:

Visita também as nossas redes sociais

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca ícone do YouTube