Serviço Social e Intervenção Familiar Sistémica
Abordagem Sistémica, Diagnóstico Familiar e Factores Preditores da Eficácia na Intervenção
Face à conjuntura social atual, as famílias vivenciam uma complexidade de problemas, emergindo contextos multidesafiadores. É nestes contextos que o Assistente Social, comprometido com a Defesa dos Direitos Humanos e Justiça Social, exerce a sua profissional, sendo-lhe exigidas competências na dimensão do Saber Ser, Saber Estar e Saber Fazer e um percurso formativo contínuo em prol da sua qualificação profissional pautada pela relação teórico-metodológica da sua prática profissional qualificada. A Abordagem Sistémica analisa os sistemas de acordo com uma perspetiva de complexidade, privilegiando um olhar para além do indivíduo isoladamente, ou seja, atendendo também ao seu contexto e às dinâmicas relacionais estabelecidas. Esta perspetiva contempla modelos de intervenção eficazes, através de técnicas de ativação das competências dos próprios sistemas, tal como a família. Neste sistema de inter-relações, a qualidade da Relação Interventor-Família baseada na confiança mútua, colaboração e corresponsabilização é crucial para o sucesso da intervenção familiar, sendo uma determinante na fase inicial da intervenção, para promover o envolvimento e manter o compromisso e retenção da família naquele que é o plano/programa de intervenção. Deste modo, as atitudes e autorreferências, as características pessoais e competências de comunicação e profissionais do Assistente Social como interventor são fatores facilitadores e promotores dessa Relação. Problemas complexos exigem uma avaliação e intervenção familiar multidisciplinar, assente num trabalho interdisciplinar e em rede, conjugando saberes, valorizando competências e mobilizando forças e recursos para a Mudança nas famílias. Apresenta-se o Modelo Sistémico, Colaborativo e de Intervenção em Rede, dotando os profissionais que trabalham com famílias de estratégias e instrumentos específicos de avaliação/ diagnóstico e intervenção familiar sistémica. Esta ação de formação pretende proporcionar o diálogo entre profissionais, numa partilha de saberes e práticas construídas, a fim de refletir sobre os fatores preditores da eficácia na intervenção, de modo a (re)inventar boas práticas impulsionadoras de Mudança Positiva nas Famílias.
OBJETIVOS GERAIS
✓ Refletir sobre a prática profissional, a fim de identificar e promover boas práticas;
✓ Identificar e refletir sobre os principais fatores preditores da eficácia na intervenção sistémica com as famílias;
✓ Conhecer e saber implementar as estratégias interventivas facilitadoras e promotoras no processo de mudança, assentes no modelo sistémico;
✓ Elaborar eficazmente um diagnóstico familiar sistêmico, a fim de definir um plano de intervenção personalizado e cooperado;
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
✓ Ser capaz de na prática interventiva implementar os princípios fundamentais da abordagem sistémica;
✓ Treinar os passos que definem o Modelo de Comunicação Não Violenta de Marshall Rosenberg aplicado ao contexto interventivo;
✓ Refletir sobre o impacto que a qualidade da Relação Interventor- Família tem no processo de mudança e identificar quais os seus determinantes;
✓ Refletir sobre a importância do trabalho interdisciplinar e em rede, identificando características
✓ Conhecer as tipologias de rede, funções específicas, dimensão e características e instrumentos de avaliação da rede de suporte social;
✓ Refletir sobre o papel do Diagnóstico Social no Serviço Social e seus contornos teóricopráticos;
✓ Dotar o Assistente Social de técnicas e instrumentos de avaliação e intervenção familiar sistémica.
MODALIDADE E ORGANIZAÇÃO DA FORMAÇÃO
O curso integra dois módulos (18h cada), num total de 36 horas. Desenvolve-se na modalidade online, através da plataforma Zoom, com sessões síncronas semanais, duração de 3 horas cada sessão.
METODOLOGIA DE FORMAÇÃO
Privilegia-se uma metodologia ativa, teórico-prática com recurso à análise e discussão de casos práticos, visualização de vídeos, análise critica de relatórios elaborados (salvaguardando anonimato dos mesmos) e outros recursos potenciando o diálogo entre profissionais, numa partilha de experiências e conhecimento e uma reflexão critico-construtiva do Saber Ser, Saber Estar e Saber Fazer do Assistente Social nos seus vários contextos de atuação.
Ao longo do período em que decorre o curso, são disponíveis os seguintes recursos de apoio:
✓ Grupo de Reflexão e Partilha (grupo no WhatsApp);
✓ Desafios Semanais – atividades propostas que procuram incentivar a reflexão criticoconstrutiva da prática profissional e desenvolvimento de competências e Saberes;
✓ Tutoria permanente da formadora;
✓ Partilha de materiais e outros recursos complementares aos conteúdos programáticos.
✓ Caderno digital “As minhas Reflexões”
✓ Manual do Curso
AVALIAÇÃO
Critérios de Avaliação: Pontualidade, assiduidade, participação ativa, reflexão crítica construtiva, realização de trabalhos individuais e em grupo.
Trabalho Final – Resolução de caso prático, com aplicação de instrumento de avaliação, realização de diagnóstico e plano de intervenção, baseada nos conhecimentos abordados no curso
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
MÓDULO 1. FATORES PREDITORES DA EFICÁCIA DA INTERVENÇÃO SISTÉMICA COM FAMÍLIAS (18h) INTRODUÇÃO (3h)
✓ Refletir sobre quais os fatores preditores para a eficácia da intervenção sistémica com as famílias.
1.1. A construção da Relação Interventor-Família: Sistema Interventivo (3h)
1.1.1. Determinantes na Qualidade da Relação Terapêutica/Interventiva
a) Informalidade e Proximidade
b) Confiança
c) Definição de papéis e funções
d) Gestão de Emoções
e) Competências e Credibilidade Profissional
f) Princípios éticos e deontológicos do Assistente Social
1.1.2. Perceber qual o papel do Assistente Social no processo interventivo
1.2. Comunicação Positiva como instrumento para a Intervenção (3h)
1.1.1 - O Modelo de CNV de Marshall Rosenberg aplicado ao contexto interventivo
1.1.2 – Estratégias de Comunicação e Negociação
1.3. Envolvimento Familiar no processo de Mudança (6h)
1.3.1 Aceitação, motivação e estratégias impulsionadoras no processo de Mudança
1.3.1. Estratégias de Envolvimento Familiar assentes nos princípios fundamentais do Modelo de Intervenção Sistémica
a) Protagonismo das Famílias no seu processo de mudança: ativar competências;
b) Envolvimento, cooperação e corresponsabilização na resolução dos problemas;
c) Negociação e Definição de objetivos exequíveis e valorizados;
d) Enfoque nas Soluções;
e) Intervenção Personalizada e Planos de Intervenção;
f) Restaurar Famílias Competentes (acreditar na resiliência e autodeterminação familiar)
g) Flexibilidade e tempo no processo de intervenção.
1.4. Trabalho em Rede (3h)
1.4.1 Equipa Multidisciplinar/Modelo Transdisciplinar
1.4.2. Rede de Apoio à Família (tipologia, funções, avaliação e ativação)
1.4.3. Papel do Assistente Social como mediador no trabalho em rede e interinstitucional.
MÓDULO 2. DIAGNÓSTICO FAMILIAR SISTÊMICO e INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO / INTERVENÇÃO – Casos práticos (18h)
INTRODUÇÃO (2h)
✓ Refletir sobre os desafios dos Assistentes Sociais perante a complexidades dos problemas alvo da sua atuação;
✓ Refletir sobre os contributos da Abordagem Sistémica na compreensão da família em função das novas realidades sociais.
2.1.O Diagnóstico Familiar Sistémico (2h)
2.1.1. O papel do Diagnóstico Social no Serviço Social e os seus contornos teórico-práticos
2.1.2. O processo de diagnóstico e as dimensões a avaliar:
a) Análise sistémica da dinâmica familiar: Funcionamento, organização e recursos;
b) Fatores de risco e fatores protetores na família;
c) Problemas e competências;
d) Rede de suporte
2.2. Técnicas e Instrumentos de Avaliação e Intervenção Familiar Sistémica (1h)
- Entrevista Social /Familiar Sistémica
- Genograma - Ecomapa e Mapa de Rede
- Ciclo de Vida Familiar de Duvall
- Linha de Vida de Medaide
- Visita Domiciliária
- Outros instrumentos: MAIFI, Escalas, Questionários.
2.3. Casos práticos – análise, elaboração de diagnóstico familiar sistémico, definição de planos de intervenção e utilização dos instrumentos (10h)
2.4. Elaboração do Relatório Social na Abordagem Sistémica - Casos práticos (3h)
2.4.1. Rigor teórico-metodológico na elaboração de Informações ou Relatórios Sociais:
a) Estratégias práticas na elaboração do conteúdo assentes numa comunicação positiva e teoria das forças.
b) Evidência social e a inferência
c) O parecer técnico teórico-metodológico fundamentado
d) O contexto temporal e espacial no relato das informações
2.4.2. A importância do Diagnóstico Familiar Sistémico Participado
2.4.3. Modelos de Relatórios Sociais / Informações Sociais e Instrumentos de Registo
DESTINATÁRIOS
Estudantes ou licenciados em Serviço Social, mediante apresentação de comprovativo de cartão de estudante atualizado ou certificado de habilitações académicas.
Numero mínimo de participantes: 10 alunos
Data Limite de Inscrição: 10 de Maio
Investimento: 99€ (valor exclusivo para alunos da Academia)
105€ (valor exclusivo para estudantes)
150€ (valor para público em geral)
Duração: 36h (todas as segundas-feiras)
CRONOGRAMA
Formadora: Ilda Reis - Assistente Social (+info)