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Família Extended

Serviço Social e Intervenção Familiar Sistémica
Abordagem Sistémica, Diagnóstico Familiar e Factores Preditores da Eficácia na Intervenção

Face à conjuntura social atual, as famílias vivenciam uma complexidade de problemas, emergindo contextos multidesafiadores. É nestes contextos que o Assistente Social, comprometido com a Defesa dos Direitos Humanos e Justiça Social, exerce a sua profissional, sendo-lhe exigidas competências na dimensão do Saber Ser, Saber Estar e Saber Fazer e um percurso formativo contínuo em prol da sua qualificação profissional pautada pela relação teórico-metodológica da sua prática profissional qualificada. A Abordagem Sistémica analisa os sistemas de acordo com uma perspetiva de complexidade, privilegiando um olhar para além do indivíduo isoladamente, ou seja, atendendo também ao seu contexto e às dinâmicas relacionais estabelecidas. Esta perspetiva contempla modelos de intervenção eficazes, através de técnicas de ativação das competências dos próprios sistemas, tal como a família. Neste sistema de inter-relações, a qualidade da Relação Interventor-Família baseada na confiança mútua, colaboração e corresponsabilização é crucial para o sucesso da intervenção familiar, sendo uma determinante na fase inicial da intervenção, para promover o envolvimento e manter o compromisso e retenção da família naquele que é o plano/programa de intervenção. Deste modo, as atitudes e autorreferências, as características pessoais e competências de comunicação e profissionais do Assistente Social como interventor são fatores facilitadores e promotores dessa Relação. Problemas complexos exigem uma avaliação e intervenção familiar multidisciplinar, assente num trabalho interdisciplinar e em rede, conjugando saberes, valorizando competências e mobilizando forças e recursos para a Mudança nas famílias. Apresenta-se o Modelo Sistémico, Colaborativo e de Intervenção em Rede, dotando os profissionais que trabalham com famílias de estratégias e instrumentos específicos de avaliação/ diagnóstico e intervenção familiar sistémica. Esta ação de formação pretende proporcionar o diálogo entre profissionais, numa partilha de saberes e práticas construídas, a fim de refletir sobre os fatores preditores da eficácia na intervenção, de modo a (re)inventar boas práticas impulsionadoras de Mudança Positiva nas Famílias.

OBJETIVOS GERAIS

✓ Refletir sobre a prática profissional, a fim de identificar e promover boas práticas;

✓ Identificar e refletir sobre os principais fatores preditores da eficácia na intervenção sistémica com as famílias;

✓ Conhecer e saber implementar as estratégias interventivas facilitadoras e promotoras no processo de mudança, assentes no modelo sistémico;

✓ Elaborar eficazmente um diagnóstico familiar sistêmico, a fim de definir um plano de intervenção personalizado e cooperado;

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

✓ Ser capaz de na prática interventiva implementar os princípios fundamentais da abordagem sistémica;

✓ Treinar os passos que definem o Modelo de Comunicação Não Violenta de Marshall Rosenberg aplicado ao contexto interventivo;

✓ Refletir sobre o impacto que a qualidade da Relação Interventor- Família tem no processo de mudança e identificar quais os seus determinantes;

✓ Refletir sobre a importância do trabalho interdisciplinar e em rede, identificando características

✓ Conhecer as tipologias de rede, funções específicas, dimensão e características e instrumentos de avaliação da rede de suporte social;

✓ Refletir sobre o papel do Diagnóstico Social no Serviço Social e seus contornos teóricopráticos;

✓ Dotar o Assistente Social de técnicas e instrumentos de avaliação e intervenção familiar sistémica. 

MODALIDADE E ORGANIZAÇÃO DA FORMAÇÃO

O curso integra dois módulos (18h cada), num total de 36 horas. Desenvolve-se na modalidade online, através da plataforma Zoom, com sessões síncronas semanais, duração de 3 horas cada sessão.

METODOLOGIA DE FORMAÇÃO

Privilegia-se uma metodologia ativa, teórico-prática com recurso à análise e discussão de casos práticos, visualização de vídeos, análise critica de relatórios elaborados (salvaguardando anonimato dos mesmos) e outros recursos potenciando o diálogo entre profissionais, numa partilha de experiências e conhecimento e uma reflexão critico-construtiva do Saber Ser, Saber Estar e Saber Fazer do Assistente Social nos seus vários contextos de atuação.

Ao longo do período em que decorre o curso, são disponíveis os seguintes recursos de apoio:

✓ Grupo de Reflexão e Partilha (grupo no WhatsApp);

✓ Desafios Semanais – atividades propostas que procuram incentivar a reflexão criticoconstrutiva da prática profissional e desenvolvimento de competências e Saberes;

✓ Tutoria permanente da formadora;

✓ Partilha de materiais e outros recursos complementares aos conteúdos programáticos.

✓ Caderno digital “As minhas Reflexões”

✓ Manual do Curso

 

AVALIAÇÃO

Critérios de Avaliação: Pontualidade, assiduidade, participação ativa, reflexão crítica construtiva, realização de trabalhos individuais e em grupo.

Trabalho Final – Resolução de caso prático, com aplicação de instrumento de avaliação, realização de diagnóstico e plano de intervenção, baseada nos conhecimentos abordados no curso

 

 

 

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

MÓDULO 1. FATORES PREDITORES DA EFICÁCIA DA INTERVENÇÃO SISTÉMICA COM FAMÍLIAS (18h) INTRODUÇÃO (3h)

✓ Refletir sobre quais os fatores preditores para a eficácia da intervenção sistémica com as famílias.

1.1. A construção da Relação Interventor-Família: Sistema Interventivo (3h)

1.1.1. Determinantes na Qualidade da Relação Terapêutica/Interventiva

a) Informalidade e Proximidade

b) Confiança

c) Definição de papéis e funções

d) Gestão de Emoções

e) Competências e Credibilidade Profissional 

f) Princípios éticos e deontológicos do Assistente Social

 

1.1.2. Perceber qual o papel do Assistente Social no processo interventivo

1.2. Comunicação Positiva como instrumento para a Intervenção (3h)

1.1.1 -  O Modelo de CNV de Marshall Rosenberg aplicado ao contexto interventivo

1.1.2 – Estratégias de Comunicação e Negociação

 

1.3. Envolvimento Familiar no processo de Mudança (6h)

1.3.1 Aceitação, motivação e estratégias impulsionadoras no processo de Mudança

1.3.1. Estratégias de Envolvimento Familiar assentes nos princípios fundamentais do Modelo de Intervenção Sistémica

a) Protagonismo das Famílias no seu processo de mudança: ativar competências;

b) Envolvimento, cooperação e corresponsabilização na resolução dos problemas;

c) Negociação e Definição de objetivos exequíveis e valorizados;

d) Enfoque nas Soluções;

e) Intervenção Personalizada e Planos de Intervenção;

 f) Restaurar Famílias Competentes (acreditar na resiliência e autodeterminação familiar)

g) Flexibilidade e tempo no processo de intervenção.

 

1.4. Trabalho em Rede (3h)

1.4.1 Equipa Multidisciplinar/Modelo Transdisciplinar

1.4.2. Rede de Apoio à Família (tipologia, funções, avaliação e ativação)

1.4.3. Papel do Assistente Social como mediador no trabalho em rede e interinstitucional.

 

 

MÓDULO 2. DIAGNÓSTICO FAMILIAR SISTÊMICO e INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO / INTERVENÇÃO – Casos práticos (18h)

 

INTRODUÇÃO (2h)

✓ Refletir sobre os desafios dos Assistentes Sociais perante a complexidades dos problemas alvo da sua atuação;

✓ Refletir sobre os contributos da Abordagem Sistémica na compreensão da família em função das novas realidades sociais.

 

 

2.1.O Diagnóstico Familiar Sistémico (2h)

2.1.1. O papel do Diagnóstico Social no Serviço Social e os seus contornos teórico-práticos

2.1.2. O processo de diagnóstico e as dimensões a avaliar:

a) Análise sistémica da dinâmica familiar: Funcionamento, organização e recursos;

b) Fatores de risco e fatores protetores na família;

c) Problemas e competências;

d) Rede de suporte

 

2.2. Técnicas e Instrumentos de Avaliação e Intervenção Familiar Sistémica (1h)

- Entrevista Social /Familiar Sistémica

- Genograma - Ecomapa e Mapa de Rede

- Ciclo de Vida Familiar de Duvall

- Linha de Vida de Medaide

- Visita Domiciliária

- Outros instrumentos: MAIFI, Escalas, Questionários.

 

2.3. Casos práticos – análise, elaboração de diagnóstico familiar sistémico, definição de planos de intervenção e utilização dos instrumentos (10h)

2.4. Elaboração do Relatório Social na Abordagem Sistémica - Casos práticos (3h)

2.4.1. Rigor teórico-metodológico na elaboração de Informações ou Relatórios Sociais:

a) Estratégias práticas na elaboração do conteúdo assentes numa comunicação positiva e teoria das forças.

b) Evidência social e a inferência

c) O parecer técnico teórico-metodológico fundamentado

d) O contexto temporal e espacial no relato das informações

 

2.4.2. A importância do Diagnóstico Familiar Sistémico Participado

2.4.3. Modelos de Relatórios Sociais / Informações Sociais e Instrumentos de Registo

 

 

DESTINATÁRIOS

Estudantes ou licenciados em Serviço Social, mediante apresentação de comprovativo de cartão de estudante atualizado ou certificado de habilitações académicas. 

Numero mínimo de participantes: 10 alunos

Data Limite de Inscrição: 10 de Maio

Investimento: 99€ (valor exclusivo para alunos da Academia)

   105€ (valor exclusivo para estudantes)

   150€ (valor para público em geral)

Duração: 36h (todas as segundas-feiras)

CRONOGRAMA

 

Formadora: Ilda Reis - Assistente Social (+info)

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