As Cartas da Avó Lola
Atualizado: 4 de nov. de 2022
As cartas da Avó Lola são um conjunto de histórias que saem todas as quartas feiras aqui no Blog da Maedra.
Acompanha-nos se gostares :))
A Avó Lola é uma mulher de 70 anos. Assistente Social reformada, vive sozinha em Lisboa, Campolide mais precisamente. Trabalhou toda a vida no Ministério da Agricultura, fez desenvolvimento comunitário por todo o país e isso fez dela uma mulher forte, livre, independente e com ideias formadas sobre quase tudo.
Viúva, tem dois filhos e quatro netos. Considera-se uma mulher rica e autónoma. Lidera perfeitamente a sua vida e apoia a sua família, cuidando dos netos, aconselhando e mimando. Viaja sempre que pode e lhe apetece. Lê, detesta jogar o que quer que seja, gosta de praia e campo e vai-se repartindo entre Faifa, uma aldeia sossegada perto de Castro D'Aire, Gouveia do outro lado da Serra da Estrela e Ericeira. Sempre gostou de dicotomias...
Todos os dias rodeia-se de amigos logo ao início do dia para o café da manhã que se prolonga até ás 11h em amenas cavaqueiras. Depois de algumas compras, almoça em casa ou vai até ao seu antigo refeitório e assim revê antigos colegas e põe a conversa em dia.
Quando tropeçou numa pedra que estrategicamente, o Universo fez saltar da calçada, foi o fim da macacada. E agora? Duas pernas partidas, sózinha em casa? Preferiu fazer a recuperação num Lar mesmo contra a vontade da família!
A avó Lola queria viver mais esta experiência. E assim foi. Ao fim de dois dias a caixa de entrada do telemóvel da sua amiga Paola estava cheio de mensagens e três dias depois até a caixa do correio tinha duas cartas...
Regina Lourenço
Assistente Social Autónoma
Supervisão Profissional para Assistentes Sociais na área do Envelhecimento