NÃO...tu não és Assistente Social!

Não, tu não és assistente social quando dás conselhos a alguém, isso é ser amigo. E também não és o assistente social da tua paróquia, porque ouves os outros. Serás um coordenador, um guia espiritual, mas não um assistente social. Dar conselhos ao amigo, ao colega, ao vizinho, ao paroquiano, não é fazer aconselhamento social.

Não, tu não és assistente social quando fazes o curso de Sociologia, nem mesmo de Sociologia de Intervenção ou de Educação Básica, Psicologia, Enfermagem, Teologia… e arranjas um lugar numa ERPI, vulgo Lar, num Centro de Dia, num Serviço de Apoio Domiciliário ou em outra qualquer organização e depois dizes que és assistente social. És sociólogo, educador de infância, psicólogo, enfermeiro, teólogo, mas não assistente social.

E não, tu não és assistente social quando és educador de infância e achas que ser velho e ser criança é a mesma coisa, porque acreditas piamente no ditado burro que diz que de velho se torna a menino. Não existem crianças com Alzheimer, Parkinson… nem com lembranças anteriores ao seu nascimento!

Não, tu não és assistente social quando sabes umas leis sobre segurança social, habitação…e informas o teu vizinho, o teu amigo e até lhe dizes onde ir… isso é partilhares a tua sabedoria com os outros e, fazes tu muitíssimo bem!

E também não és assistente social quando te tentas colocar no lugar do outro, porque o queres ajudar, isso quanto muito, é seres empático. E também não és assistente social porque tens jeito para ajudar os outros. Ainda bem que tens. És uma boa amiga, um bom amigo, mas não és assistente social.

E não, os assistentes sociais também não são os maus da fita e insensíveis que retiram as crianças às famílias. Fazem parte de uma equipa multidisciplinar, onde as decisões não advêm, exclusivamente, dos assistentes sociais.

E não, não és assistente social porque tiveste no teu curso uma ou outra cadeira de intervenção social e também não és assistente social, porque és de outra área e agora estás a fazer uma pós graduação ou mestrado em uma qualquer área do Serviço Social.

Imaginas um assistente social a fazer uma pós graduação em uma área de psicologia, de direito, de economia e, a partir daí ser psicólogo, advogado ou economista? Não imaginas pois não? Eu também não!

O assistente social estuda Serviço Social durante anos para obter o seu diploma, com um plano curricular vasto e específico, onde são ensinadas técnicas e metodologias próprias desta área e para lidar com o Outro, seja individualmente, em grupos ou em comunidade, ajudando no seu desenvolvimento social, económico, cultural… Ou seja, um assistente social tem especificidades únicas no desenvolvimento da sua acção, trabalhando em todas as áreas da sociedade; Justiça, Poder Local, Envelhecimento, Saúde, Empresas, Cultura, Forças de Segurança, IPSS, ONG’s, Educação, Deficiência, Sindicatos, Segurança Social, Política… No sector público e privado.

O Assistente Social trabalha como é evidente, de forma diferente de um psicólogo, sociólogo, teólogo, economista….E atinge resultados diferentes, consoante os Pedidos que são feitos à sua intervenção. Há competências e práticas de intervenção, que são específicas do Serviço Social, tal como outras áreas são também imbuídas de competências e práticas específicas.

Faz especializações, cursos, seminários, conferências… para ter a sabedoria necessária para lidar com situações difíceis e complicadas e conseguir ser o melhor profissional que puder, actualizando-se sempre que pode e o deixam. Faz supervisão do seu trabalho para o reflectir, discutir, avançar…Então, por favor, pára de dizer que és quase assistente social, ou que és assistente social, quando na verdade, tens outra profissão e porque não arranjas emprego na tua área, colas-te ao Serviço Social. O Serviço Social é uma profissão que exige determinação, empenho e muita coragem, porque mesmo sendo incompreendida por muitos e usurpada por outros tantos, ela continua seguindo em frente, no seu caminho, na defessa dos Direitos Humanos e realizando um trabalho fantástico de empoderamento na sociedade.

Regina Azevedo Lourenço Assistente Social Supervisão em Envelhecimento e Intervenção Comunitária.



Gostaste do que leste? Partilha-o:

Avenida Eng. Duarte Pacheco nº 3 A,

2640-476 Mafra

Contacte-nos

92 806 25 17

Visita também as nossas redes sociais

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca ícone do YouTube