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Image by Jochen van Wylick

O Diagnóstico Social na Intervenção Familiar
da teoria à pratica

O Diagnóstico Social é um processo dialógico e narrativo que procura não apenas recolher informação, mas elaborá-la, sistematizá-la, analisá-la com dois objetivos fundamentais: definir com maior exatidão possível tanto a situação como as características do indivíduo que requer a intervenção (Richmond 2005) e atuar sobre essa situação e promover uma mudança (Aguiar, 2013).

O Diagnóstico Social torna-se o primeiro instrumento de um bom plano de intervenção. O seu carácter dinâmico permite-nos compreender as causas dos problemas, ver a realidade e analisá-la, identificar as vulnerabilidades, as ameaças, mas também as potencialidades e as oportunidades. Traduz um processo metodológico que se inicia num primeiro encontro com a Pessoa/Família e se vai construindo ao longo do processo terapêutico, num período espácio-temporal definido, assegurando o propósito da intervenção – Promover Autonomia, a Autodeterminação, o Empoderamento, num exercício pleno de Ser Cidadão, na sua Individualidade e Subjetividade enquanto Pessoa.

O Diagnóstico Social, deve assim, estar aberto a novos dados, informações, conduzindo o Assistente Social a uma (re)elaboração permanente, que orienta cada fase da sua intervenção. Tal como refere Mary Richmond, durante o processo de Mudança, o Diagnóstico Social tem uma dimensão inacabada, sendo que a investigação continua à medida que se faz tratamento e durante todo o processo (Mary Richmond, cit in Idanez, Ander Egge, 2007: 21).

OBJETIVO GERAL

✓ Refletir sobre a importância do Diagnóstico Social e seus contornos teórico-práticos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Aperfeiçoar a prática profissional na elaboração do Diagnóstico Social;

✓ Aplicar os conhecimentos através da análise e resolução de casos práticos.

MODALIDADE E ORGANIZAÇÃO DA FORMAÇÃO

O WORKSHOP tem a duração de total de 6 horas. Desenvolve-se na modalidade online, através da plataforma Zoom, com sessões síncronas, cada sessão com duração de 3 horas.

METODOLOGIA DE FORMAÇÃO

Privilegia-se uma metodologia ativa, teórico-prática com recurso à análise e discussão de casos práticos, análise critica de relatórios elaborados (salvaguardando anonimato dos mesmos) e outros recursos potenciando o diálogo entre profissionais, numa partilha de experiências e conhecimento e uma reflexão critico-construtiva do Saber Ser, Saber Estar e Saber Fazer do Assistente Social nos seus vários contextos de atuação.

 

DESTINATÁRIOS

Estudantes ou licenciados em Serviço Social, mediante apresentação de comprovativo de cartão de estudante atualizado ou certificado de habilitações académicas.

Numero mínimo de participantes: 5 alunos até um máx. de 15 alunos

Data: 11 e 18 de Dezembro  

 

Horário: 18h30 às 21h30        

Investimento: 30€ (valor exclusivo para alunos da Academia)

  39€ (valor para público em geral)

Duração: 6h

Formadora: Ilda Reis - Assistente Social (+info)

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