
A educação que tive, a educação que dou
vínculos, escolhas e consciência na parentalidade
Mais do que uma formação, este curso é um espaço de escuta, reflexão e reorientação consciente da parentalidade. Em contextos cada vez mais exigentes, e perante múltiplos discursos sobre “o que é ser um bom pai ou boa mãe”, importa devolver aos pais/cuidadores um lugar seguro para pensar e sentir a parentalidade que exercem. Os pais/cuidadores precisam de caminhos que façam sentido para si próprios, entre a teoria e a prática, entre o que herdaram e o que desejam construir. Este curso propõe esse caminho. Acreditamos que o conhecimento e em especial o auto conhecimento, é a ferramenta mais importante para crescermos e evoluirmos.
Numa sociedade em constante evolução, todavia com pouca tradução do que se fala, afinal o que é isto de parentalidade positiva e consciente, que tanto aparece nas redes sociais como o novo elixir para criar crianças educadas? Será que o meu filho aos 10 anos já tem obrigação de distinguir o certo do errado? Porque é que as vezes uma mãe/pai/cuidador fica com tanta raiva de atitudes constantes dos filhos? Estará uma mãe que se foca mais no conforto do bebé do que em cuidados especializados a ser negligente? Terei eu de ceder mais com o meu filho adolescente ou impor agora mais limites?
Estas e tantas outras perguntas que por norma “assombram” as mentes dos pais/cuidadores, são o nosso foco. Este não é um curso para “impingir” um melhor tipo de educação, mas antes um espaço de escuta, onde as suas questões e a sua história contam. Esperamos que saia do curso a conhecer um pouco mais de si, enquanto ser holístico e não apenas enquanto pai / mãe / profissional.
Se está disposto a abrir uma porta para a mudança sobre a sua percepção acerca da educação como um todo, seja ela de que natureza for, acompanhe-nos neste percurso.
Objetivos do Curso:
O curso pretende capacitar os participantes para:
✓ Compreender melhor as atitudes e comportamentos das crianças;
✓ Melhorar a qualidade da relação com as crianças através de maior consciência relacional;
✓ Refletir sobre o seu próprio percurso enquanto filhos e o impacto na parentalidade que exercem;
✓ Identificar o seu estilo parental e reconhecer possíveis ajustamentos;
✓ Adequar a comunicação com as crianças consoante as necessidades emocionais e os desafios relacionais;
✓ Clarificar a dicotomia entre o que é inato e o que é adquirido na parentalidade;
✓ Confrontar a idealização da educação parental com a sua realidade concreta;
✓ Redescobrir o prazer na parentalidade, mesmo em contextos desafiantes;
✓ Criar momentos de conexão mais significativa no dia-a-dia familiar;
✓ Desenvolver ferramentas práticas e conscientes para educar com firmeza e empatia.
Programa:
1. Natureza vs. Ambiente: As raízes do comportamento humano
Como a interação entre herança biológica e contexto molda o desenvolvimento infantil
2. Desenvolvimento Social: A criança no terreno das relações
Como as primeiras ligações estruturam competências sociais e formas de estar com o outro
3. Desenvolvimento Cognitivo: A mente em construção
Como os processos de pensamento evoluem e sustentam novas formas de compreender o mundo
4. Desenvolvimento Moral: O nascimento do sentido do certo e errado
Como a criança constrói a capacidade de julgar ações, intenções e consequências.
5. As 5 Emoções Primárias: O alfabeto emocional humano
Como as emoções básicas organizam a experiência interna e orientam comportamentos desde cedo
6. Desenvolvimento Afetivo: A fundação emocional do Eu
Como as primeiras relações moldam a capacidade de sentir, expressar e receber afeto
7. O que é a Vinculação: A necessidade humana de ligação
Como a procura por segurança se revela nas relações iniciais, das experiências com macacos Rhesus às teorias de Bowlby
8. Estilos de Vinculação na Infância: Os padrões que a criança aprende para se ligar
Como foram identificadas formas distintas de procurar proximidade e segurança - o vínculo em ação.
9. Vinculação na Adolescência: Entre autonomia e dependência
Como as dinâmicas de vinculação se transformam quando o jovem negocia identidade, distância e pertença
10. Vinculação na Idade Adulta: A herança emocional em ação
Como os modelos internos de relação influenciam intimidade, confiança e regulação emocional na vida adulta
11. Estilos de Vinculação no Casal: A dança relacional da vida a dois
Como os padrões de vinculação condicionam expectativas, respostas emocionais e conflitos nas relações românticas
12. Educar em Família: O ambiente emocional da casa
Como a educação em contexto familiar poderá ter repercussões na idade adulta
13. Estilos Parentais: O clima emocional da educação
Como diferentes formas de exercer autoridade e cuidado moldam o desenvolvimento e o comportamento da criança
14. Parentalidade Tradicional vs. Consciente vs. Positiva: Três formas de olhar para educar
Como abordagens distintas estruturam práticas parentais e influenciam a ligação, a autonomia e a regulação emocional
15. Traumas e Heranças Geracionais - o que passamos sem perceber
Como experiências adversas e padrões familiares não resolvidos atravessam gerações e moldam estilos relacionais.
Destinatários: Pais e profissionais a trabalhar na área da infância e juventude.
Investimento: 84€ (valor exclusivo para alunos da Academia)
102€ (valor para público em geral)
Cronograma
Formadoras: Carolina Almeida e Margarida Lourenço (saber mais)

