Escritório aconchegante

Academia de Empreendedorismo em Serviço Social e Animação Sociocultural

A representação social d@ Assistente Social e d@ Animador@ Sociocultural, no mercado de trabalho, é a de um trabalhador por conta de outrem e jamais trabalhador por conta própria.

E essa representação não é apenas externa, os próprios tem uma imagem de si próprios com base nessa ideia. Cada vez mais, estes profissionais trabalham em quase total subordinação a outros, hierarquicamente superiores, que, ou desconhecem as áreas sociais, ou têm, sobre elas, ideias completamente desvirtuadas, provocando, em muitos destes profissionais, um trabalho desprovido de autonomia profissional, muito assédio moral e experiências de burnout. 

 

Mas, tal como qualquer outro profissional, também Assistentes Sociais e Animadores Socioculturais, podem desenvolver a sua atividade de forma autónoma e liberal, criando e desenvolvendo os seus próprios projectos, com maior ligação às reais necessidades das populações, com pleno conhecimento da área social e sem sujeição a hierarquias desajustadas da realidade.

A Academia de Empreendedorismo em Serviço Social e Animação Sociocultural, nasce da necessidade de estes profissionais trabalharem autonomamente, libertando-se da subordinação institucional, administrativa ou política, da falta de autonomia profissional no saber fazer, da castração profissional ao nível dos vários Saberes, da ausência de reconhecimento institucional e da usurpação de funções por outros profissionais, que nada sabendo das áreas do Serviço Social e Animação, tentam realizar o mesmo trabalho, colocando em risco as populações com quem trabalham.

Ser Assistente Social ou Animador Liberal significa liderar a sua vida, trabalhando autonomamente, aumentando ou criando os seus próprios rendimentos sem estar subordinado a nada ou a alguém, a não ser ao seu Código Ético e Deontológico e, decidir sobre o que quer fazer e como fazer, construindo as suas próprias regras no seu espaço de trabalho.

 

Com tantas oportunidades em aberto porque motivos não existem mais profissionais liberais na área, mais projectos, mais empresas a operar neste mercado?

A crença de que um profissional nesta área não o pode ou não o deve fazer, é alimentada e potenciada ao longo da própria formação académica, criando a idéia da impossibilidade de avançar como profissional liberal, por medo de perder o suporte ou a suposta segurança que um trabalho por conta de outrem pode trazer.

Na Academia temos ferramentas que permitem ultrapassar crenças e medos e permitir que Assistentes Sociais e Animadores Socioculturais, possam lançar-se numa vida profissional de maior qualidade, realização e retorno financeiro ao mesmo tempo que tocam mais pessoas prestando os serviços que estas realmente necessitam.

Como fazer parte da comunidade da Academia e quais as vantagens?

 

Para fazer parte da comunidade da Academia tem que se registar e efectuar o pagamento de 9€ mensais ou 90€ anuais, usufruindo de serviços gratuitos e outros muito mais baratos que o público em geral, além de pertencer a um grupo de empreendedores e professores que podem ajudar a alavancar cada projecto.

 

 

Serviços Gratuitos

- Conteúdos semanais sobre Coaching, Encorajamento, Empreendedorismo em Serviço Social, em Animação Sociocultural e Envelhecimento

- Acesso a publicações editadas pela Maedra

- Acesso mensal às Tertúlias Sociais

Serviços com Desconto

Image by Jason Goodman

Formação em Empreendedorismo em Serviço Social e Animação Sociocultural

Um empreendedor enfrenta o desafio de ser o próprio criador de seu posto de trabalho, por isso esta formação é destinada a profissionais de Serviço Social e Animação Sociocultural que queiram empreender nesta área.​ Nesta formação de 35h pode receber diversas ferramentas a nível de gestão de empresas e marketing e como se tornar num@ Assistente social ou um@ Animador Liberal.

Formações várias nas áreas de Serviço Social, Animação e Empreendedorismo

Todo o profissional de excelência precisa de reciclar e adquirir conhecimentos para fazer face às demandas solicitadas.

Mentoria em Empreendedorismo

 

A Mentoria em Empreendedorismo em Serviço Social e Animação Sociocultural tem como função empoderar e encorajar Assistentes Sociais e Animadores a desenvolverem o seu próprio negócio, a partir da sua ideia de trabalho, gerando a sua própria experiência profissional autonomamente.

Image by Medienstürmer
Image by Heidi Fin

Coaching de Alto Rendimento

O Coaching promove a melhoria de desempenho em qualquer contexto. O Coaching trabalha comportamentos e emoções e pretende ajudar a alcançar resultados em diferentes áreas das nossas vidas. No contexto profissional, o Coaching promove muitas vezes o Alto Rendimento através de ferramentas que vão potenciar o foco, a responsabilização e a acção, contribuindo para identificar e eliminar crenças bloqueadoras ao processo.

Design para Empreendedores

 

Criação de posts e artes gráficas para os projectos nesta área personalizados de acordo com a identidade visual.

Uma das maiores lacunas e medos de muitos empreendedores é como vão depois promover o seu negócio, como se vão posicionar em termos de imagem, como elaborar um logotipo, perfis e posts para as redes sociais, site, entre outras componentes gráficas dos projectos.

Na Academia pode aceder a esses serviços conjugando a área gráfica com o conhecimento da realidade vivida por Assistentes Sociais e Animadores Socioculturais que pretendem empreender.

Image by Keila Hötzel
Image by Daria Nepriakhina 🇺🇦

1º Bootcamp  de  Empreendedorismo  em Serviço Social e Animação

 

Um bootcamp é uma imersão intensiva. Dois dias de formação, palestras e atividades nos quais poderás partilhar experiências com quem já empreendeu e foi bem sucedido neste mercado.

Protótipo de Negócio em Serviço Social e Animação

 

A Academia é formada por pessoas com experiência prática neste tipo de empreendedorismo. Desta forma já criámos e testámos modelos de negócios na área do serviço social e da animação que funcionam como “chave na mão”. Pode, enquanto aluno da Academia, aceder a um protótipo de negócios e eventualmente iniciar o seu negócios com todo o suporte que um negócio testado pode trazer. Com estudos de mercado, planos de marketing, plano de negócios desenvolvidos e todas as áreas do negócio prontas para arrancar.

Design_sem_nome__28_.png
christina-wocintechchat-com-4PU-OC8sW98-unsplash.jpg

Supervisão Profissional em Envelhecimento e Empoderamento de Assistentes Sociais e Animadores Socioculturais

 

A Supervisão e o Empoderamento Profissional apoiam o profissional orientando-o acerca de novas possibilidades de intervenção, dando-lhe ferramentas para lidar com situações adversas, como o assédio moral, a ausência de autonomia… enfrentar medos, dúvidas e inseguranças e contribui para o desenvolvimento de novas competências, da melhoria das existentes e também para a aquisição de novos saberes.