top of page
  • Maedra

As Cartas da Avó Lola

Atualizado: 17 de ago. de 2023

Paola - Faifa!  A aldeia recôndita  na Serra do Montemuro.  Não sei como te consegues dividir entre Faifa e Gouveia. Eu sei,  ainda não conheço Faifa! Vê lá, ainda vão encontrar alguém que conheces do outro lado lado da serra e não sei como vais fazer aí com as duas pernas enfiadas em dois tubos de gesso a quereres falar com uma e com outra, qual borboleta tonta sem saber em que flor poisar :))))))))

E que falaste tu com a Mª da Graça? E conta-me mais sobre essa tua experiência em Lar!


Lola -   Exactamente, nunca foste a Faifa e por isso não conheces a fonte, o espigueiro, o barroco, as montanhas mágicas e as paisagens brutais  e foi disto que falámos claro!

A estadia em Lar continua a ser fantástica! Reflexões e dúvidas constantes. Por exemplo, ainda não percebi porque é que não existem casas de banho em todos os quartos e também não percebo, porque existe no meio  de um dos espaços comuns do Lar, um lago quadrado com água, prontinho para receber todos que queiram cair nele!

São várias as vezes que fico a olhar para ele  e para todo o espaço envolvente e a tentar perceber a ideia do arquitecto que foi iluminado por esta ideia. Para quem anda de muletas, tripé e vê mal ou tem algum tipo de demência, o lago é o melhor amigo, como deves calcular.  As caneladas são constantes e as quedas acontecem algumas vezes.

Penso aliás, que o arquitecto tem um esquema com a funerária   As pessoas tropeçam partem-se todas e mês menos mês, lá vão para o parque das tabuletas. Cada funeral dividido pelos dois, dá uma boa percentagem a cada um. Não vejo outra razão!

Imagino que se a frequência do espaço fosse com crianças, o lago, ou não existiria ou seria vedado de alguma forma.

Afinal, que mal tem os velhotes darem umas cambalhotas para dentro de um lago que fica exactamente no meio de uma sala e partirem a cabeça, as pernas ou morrerem? Bom, pelo menos recordam a infância  antes de darem o salto para o outro lado. É até uma benesse!


Regina Lourenço

Assistente Social - Academia de Empreendedorismo em Serviço Social

Supervisão Profissional em Serviço Social na área do Envelhecimento e Empoderamento Profissional



4 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page