top of page
  • Maedra

Histórias

Atualizado: 17 de ago. de 2023

Hoje é o último dia…





Hoje é o último dia que durmo na mesma cama em que te amei perdidamente e em que me senti a mulher mais amada do mundo.


Hoje é o último dia que me deito na cama onde fiz, pari e amamentei os meus filhos.


Hoje é o último dia que me sento à mesa da cozinha e como o que me apetece e olho o pessegueiro do quintal a brincar com os meus olhos e o vento.


Hoje é o ultimo dia que faço o almoço, não janto, me esqueço de tomar a medicação e vejo tv até adormecer no sofá e sonhar comigo lá longe, muito longe.


Hoje é o último dia que me sento em ti e me balouço no alpendre a olhar para nada e a sorrir com os risos das crianças a jogar à bola.


Hoje é o último dia que abro a janela do meu quarto, vejo o mar e o ouço a falar comigo.


Hoje é o último dia que abro a porta e uma andorinha esvoaça do ninho por baixo do beiral e me sussurra ao ouvido que a Primavera está quase a chegar.


Hoje é o último dia que olho os meus livros, as minhas fotografias, as minhas plantas, os meu gato, o meu canto, os meus móveis, a minha janela, a minha casa, a minha terra …


Hoje é o último dia que abraço os meus netos e lhes dou o chocolate escondido…


Hoje é o último dia que me passeio pela rua para ir à mercearia do bairro buscar o pão, as doçarias que não querem que coma e que bebo o café no Luís da esquina.


Amanhã vou para um lar para tomar a medicação que esqueço, comer a dieta que me faz bem, cumprir a proibição de não comer doces e para morrer acompanhada, porque é preciso perceber como vou morrendo todos os dias. Uns dias serão com certeza devagar e outros serão mais depressa, mas o importante é que estou acompanhada.


Apesar de não conhecer ninguém, não ver quem amo nem ser olhada por eles, estou acompanhada!


Assim, os meus netos sabem como hão-de fazer aos meus filhos. Porque o importante é estarmos acompanhados, mesmo que nos sintamos os únicos no planeta e os nossos olhos se vão fechando de mágoa porque já nos perdemos de nós e não sabemos mais o Caminho para voltar para Casa.


Regina Lourenço

Assistente Social - Academia de Empreendedorismo em Serviço Social

Supervisão Profissional em Serviço Social na área do Envelhecimento e Empoderamento Profissional

17 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page