top of page
  • Maedra

O que é o Serviço Social Liberal?

Atualizado: 17 de ago. de 2023

Falar de Serviço Social Liberal, é falar de autonomia, independência, liberdade, rendimento.


Fazer Serviço Social Liberal é intervir com autonomia profissional, sem depender de chefias, sem estar encaixad@ numa pirâmide de hierarquias, sem se sujeitar a dinâmicas institucionais, administrativas ou políticas, sem engolir sapos ou elefantes, sem sofrer de assédio moral, sem ser obrigad@ a utilizar uma metodologia que desconhece para cumprir objectivos quantitativos em detrimento de objectivos qualitativos e que são metas do local onde trabalhas e jamais os teus ou os do grupo alvo com quem trabalhas.


Ser Assistente Social Liberal não é fácil, dá trabalho e preocupação e tem de se percorrer um caminho com altos e baixos, mas é o Teu caminho, os Teus altos e baixos e, independentemente de eles existirem não te tira o brilho no olho, nem a vontade de te levantares de um salto pela manhã.


Para seres Assistente Social Liberal não tens necessariamente de deixares o teu trabalho por conta de outrem, porque são acumuláveis e um acrescenta a outro, quer de forma económica, aumentando o teu rendimento familiar, quer intelectualmente porque te obriga a reflectir, a avaliar as tuas práticas nos dois contextos, a colocares em causa e a comparares e classificares as práticas que te são exigidas e as práticas que realizas autonomamente.


Quando escolhes intervir autonomamente, escolheste ser um@ profissional de excelência, pois o teu negócio depende exclusivamente da forma como intervéns e como te apresentas ao mundo. E, tens também a fantástica responsabilidade de contribuíres para a mudança da representação social da tua profissão, melhorando-a!


Entende que toda a intervenção que fazes num espaço público, por conta de outrem, podes fazê-la também de forma autónoma, não te exigindo um espaço próprio.


Tudo vem a seu tempo e lembra-te que um Caminho inicia-se sempre com um 1º passo.


Qual vai ser o teu 1ºpasso?


Delineia para já, os teus primeiros passos para iniciares este Caminho!


Até já!

Regina Lourenço

Assistente Social - Academia de Empreendedorismo em Serviço Social

Supervisão Profissional em Serviço Social na àrea do Envelhecimento e Empoderamento Profissional


192 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page