top of page
  • Maedra

Porque é que não temos o Assistente Social da Família?

Atualizado: 17 de ago. de 2023



Se temos o cabeleireiro da família, o contabilista e o mecânico que passa de pais para filhos, porque é da família, o médico de família, o pediatra da família, o nutricionista que é o mesmo para toda a família, o dentista onde toda a família vai, porque é que não temos o assistente social da família? Pois é, não temos, mas devíamos ter!

Se o cabeleireiro nos ajuda na gestão da estética, o contabilista na gestão das finanças, ou simplesmente na gestão do IRS, o mecânico na gestão da doença dos nossos carros, os médicos e nutricionista na gestão da nossa saúde, o assistente social ajuda na gestão da nossa própria vida. E ajuda principalmente quando a nossa vida fica do avesso, quando estamos à beira do precipício, quando as decisões a tomar se baralham na nossa cabeça e parece que fogem de nós, de propósito, para que não agarremos nenhuma delas, quando ficamos sem chão e sem tecto, quando vagueamos pelas ruas ziguezagueando por entre os demais, depois de um “chuto”, quando a nossa Alma se rompe, quando o coração se despedaça na última batida de porta e precisamos de alguém para ajudar a montar tudo outra vez, quando um “chulo” exige mais, o marido agride, os pais não entendem, a escola é um outro mundo, quando deixamos de ser pais, porque as memórias nos traíram, quando deixamos de ser filhos porque passámos a cuidar e a pegar ao colo quem nos cuidou, quando repetimos os mesmos gestos com os nossos pais e os nossos filhos e isso nos baralha, quando precisamos que alguém nos ajude a ser os protagonistas da nossa própria vida!

Se o médico e o mecânico têm como desafio colocar corpos e carros a funcionar, o assistente social tem como desafio colocar vidas a funcionar, porque se preparou para trabalhar na promoção da mudança social, do desenvolvimento e da coesão social, da liberdade e do empowerment (empoderamento). Preparou-se para trabalhar no reforço da capacitação e da emancipação das pessoas, individualmente, em grupo e em comunidade. Por isso é tão importante que todas as famílias tenham um assistente social da família. Para poderem ter um parceiro na caminhada!


Regina Lourenço

Assistente Social Autónoma - Academia de Empreendedorismo em Serviço Social

Supervisão Profissional para Assistentes Sociais na área do Envelhecimento e Empoderamento Profissional


1.370 visualizações
bottom of page