top of page
  • Maedra

Quantas vezes já perdeste o Caminho?

Atualizado: 17 de ago. de 2023

Somos a única profissão com dúvidas sobre remunerar os seus conhecimentos. Qual é o preço da tua hora técnica no local onde trabalhas? Quanto ganhas por cada hora que trabalhas? Quanto te custou a tua formação? Licenciatura, Mestrado, Pós - graduação, MBA, outras formações,

livros ....?

O teu vencimento é justo? É equivalente aos teus conhecimentos e experiência?

E a tua sabedoria e experiência é equivalente às tuas funções?

Quanto do teu trabalho é voluntário? Quantas horas fazes a mais para além das estabelecidas no teu contracto de trabalho? Quantas orientações recebes sem qualquer saber técnico? Quantos dilemas éticos vives por dia/semana?

Quanto assédio moral e pressão institucional vivencias? Quantas omoletes sem ovos tens de fazer no teu quotidiano?

Tens tempo e espaço para reflectires sobre a tua prática profissional ou para, se necessário, te reconstruires profissionalmente?

Quantas vezes és obrigada a realizar más práticas, com total consciência e te sentes a esvaziar e a morrer profissionalmente? Quantas vezes por dia/semana entras em conflito contigo mesma?


Deixa-me dizer-te que vivi ou vi todas estas situações e muito mais. Contudo, como sempre trabalhei em espaço público e autonomamente, todas estas situações eram atenuadas pela transição de um espaço para outro, sendo que autonomamente tinha a fantástica possibilidade de a intervenção fazer a diferença!

Quantas vezes já perdeste o Caminho?



Regina Lourenço

Assistente Social - Academia de Empreendedorismo em Serviço Social

Supervisão Profissional em Serviço Social na àrea do Envelhecimento e do Empoderamento Profissional



127 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page