• Maedra

Quem sou eu

Olá!

O meu nome é Regina Azevedo Lourenço. Tenho 59 anos, sou mãe de duas filhas, avó de uma neta e filha de uma mãe de 86 anos. Sou Assistente Social, e trabalho há cerca de 27 anos com população sénior. Pelo caminho, passei pela docência no Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa onde leccionei durante 15 anos as cadeiras de Desenvolvimento Rural e Contextos e Práticas de Serviço Social.

Escrever sobre a minha prática profissional, sobre o que aprendi ao longo dos anos no trabalho com seniores, com as várias equipas de trabalho que me acompanharam e na área da docência, tem vindo cada vez mais, a tomar corpo e alma.

Escrever é também partilhar o que fui aprendendo ao longo dos anos. Não é muito, mas tenho a ideia que devemos partilhar tudo o que fomos aprendendo pessoal e profissionalmente, sejam as aprendizagens, muitas ou poucas. Penso que o importante é que as aprendizagens, nossas e dos outros, nos ajudem a crescer, nos irritem, nos façam pensar, nos coloquem dúvidas e questões, que sejam mote para discussões fraternas de sorrisos largos. Que sirvam para pegar ao colo, aquecer o coração, mas sobretudo que nos ajudem a cuidar melhor de Nós e dos Outros, que sirvam para repensarmos formas e modos de vida. Que sirvam para repensar o envelhecimento, como uma enorme oportunidade de rejuvenescer e não de envelhecer.

Só se envelhece quando nos deixamos de amar, honrar e aceitar todos os dias. Nesse dia começamos a envelhecer, adoecemos a alma e como consequência ficamos velhos. É por isso, que alguns de nós envelhecem aos 14, 20, 30, 40 anos.

Antes pelo contrário, se nunca deixarmos de ter como companheiros o amor, a honra e a aceitação por nós próprios, ou se por momentos os perdermos e os recuperarmos, a alma brilha, o coração pulsa mais forte porque se encheu de cor e acção e como consequência rejuvenescemos!

Será mais fácil se ensinarmos e demonstrarmos que é possível aos filhos, netos, alunos, colegas, amigos, pais …

Este blog faz parte do projecto Maedra, que trabalha na área do Cuidar, tendo como missão renovar a imagem do envelhecimento desde a infância até à idade adulta.

Acreditamos que crianças felizes serão pais inteligentes e velhos fantásticos e que o envelhecimento começa no 1ºdia do nascimento. Então porquê falar do envelhecimento apenas quando se é sénior e não se ensinar nada sobre ele?


Sejam TODOS muito Bem-Vindos

Muito Obrigada por nos visitarem!






0 visualização

Avenida Eng. Duarte Pacheco nº 3 A,

2640-476 Mafra

Contacte-nos

92 806 25 17

Gostaste do que leste? Partilha-o:

Visita também as nossas redes sociais

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca ícone do YouTube