top of page
  • Maedra

É possível ser Assistente Social em espaço público e em espaço privado?

Atualizado: 17 de ago. de 2023

Tão possível, quanto é possível para qualquer outro profissional liberal. Não trabalha o médico, o enfermeiro, o psicólogo, o advogado, o fisioterapeuta, o terapeuta da fala... em espaço público e em espaço privado? Então, porque não podem assistentes sociais fazer o mesmo?

Porque apenas trabalhamos com pessoas carenciadas economicamente? Não é verdade! Se o fosse seria grave. O Serviço Social não estigmatiza, nem tem sobre si uma visão estereotipada e redutora. Assistentes Sociais trabalham com todas as pessoas carenciadas de Direitos e cuidados sociais e, todo esse trabalho pode ser feito em espaço público e privado.

Aprendemos ao longo do tempo que o maior empregador dos assistentes sociais era o Estado e que só poderíamos trabalhar em espaço público. A verdade, é que desde há muito, que alguns assistentes sociais sempre trabalhararam em instituição e autonomamente.

Em 1990 acabei a minha licenciatura em Serviço Social e iniciei o meu percurso profissional a trabalhar autonomamente, iniciando um gabinete social numa junta de freguesia a par do gabinete juríidico já existente. Um ano depois, iniciei o meu percurso profissional numa instituição e mais tarde, a par do meu trabalho em espaço público, realizei autonomamente consultoria em envelhecimento numa clínica médica. Aqui, recebia adultos maiores e famílias que procuravam saber sobre os seus direitos e os direitos dos seus familiares.

Se é possível? Evidentemente que sim!


Regina Lourenço

Assistente Social - Academia de Empreendedorismo em Serviço Social

Supervisão Profissional em Serviço Social na àrea do Envelhecimento e Empoderamento Profissional



117 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page