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Image by Xavier Mouton Photographie

Educação Parental em Contextos Educativos
Intervenção Familiar na Parentalidade

A compreensão do desenvolvimento da criança, a promoção da aprendizagem parental e o potencial de desenvolvimento da criança são
áreas em que os pais necessitam de apoio para empreenderem o seu papel e as suas responsabilidades (Council of Europe, 2006).

A promoção da Parentalidade Positiva é objetivo de qualquer educador parental e uma aposta das sociedades preocupadas com o bem-estar e o desenvolvimento das crianças. A urgência e centralidade desta resposta é oficialmente reconhecida pelo Conselho da Europa
[Recomendação 2006(19) do Committee of Ministers] que tem estimulado os estados- membros a desenvolverem e implementarem um conjunto de medidas de apoio à parentalidade positiva.


Numa sociedade em constante mudança, torna-se imperativo compreender os novos paradigmas educativos, os novos estilos parentais e a forma como eles influem na formação de crianças e jovens.


O tema da parentalidade tem assumido uma importância crescente nas áreas da educação e da saúde. Atualmente é claro para a comunidade científica que empoderar os pais no domínio da parentalidade tem efeitos positivos no desenvolvimento social, emocional e cognitivo da criança (Kotchick &Forehand, 2002; Luster & Okagaki, 2005; Parke, 2004), com estudos a demonstrarem efeitos prolongados a médio e longo prazo na saúde física e saúde mental (National Center for Parent, Family and Community Engagement, 2015).


A intervenção na parentalidade tem recebido muita atenção nos últimos anos, por parte de organizações internacionais, como a Comissão Europeia e a Organização Mundial de Saúde, chamando a atenção para a pertinência da intervenção na parentalidade, nomeadamente
através de intervenções sustentadas empiricamente (European Comission, 2019; Eshel, Daelmans, Cabral de Mello & Martines, 2006).

 

Muitos estudos têm demonstrado a eficácia de intervenções na área da parentalidade, com evidência relativa à alteração das práticas parentais, com um aumento do sentido de competência parental e uma diminuição do stress experienciado, mas também com evidência relativa ao funcionamento socioemocional das crianças, com a diminuição de problemas de comportamento e o aumento de comportamentos pró-sociais. É ainda evidente que a intervenção na parentalidade é ume medida de preventiva para os problemas de saúde física e mental com benefícios financeiros comparativamente com as intervenções mais tardias.

 

Procura-se com esta formação dotar os profissionais que trabalham com crianças e jovens e suas famílias de conhecimentos no âmbito da educação parental, nomeadamente quadro conceptual e enquadramento legislativo, programas de educação parental baseados em
evidência e outros existentes em Portugal, princípios de uma Parentalidade Positiva e Consciente, estratégias de intervenção no âmbito da Parentalidade e temáticas fundamentais.

OBJETIVOS GERAIS

✓ Reconhecer a Educação Parental como medida de promoção da parentalidade positiva;
✓ Conhecer os diferentes programas/modalidades de intervenção em Educação Parental.
✓ Fatores de eficácia na implementação dos Programa de Educação Parental

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

✓ Conhecer a importância da Educação Parental e seu enquadramento jurídico;
✓ Distinguir Parentalidade Positiva de Parentalidade Consciente e os seus princípios base;
✓ Conhecer os principais programas de educação parental baseados em evidência em Portugal;
✓ Conhecer os temas fulcrais trabalhados no âmbito da intervenção na parentalidade;
✓ Identificar os diferentes estilos parentais e práticas educativas positivas;
✓ Conhecer as fases para a implementação de um Programa de Educação Parental 

MODALIDADE E ORGANIZAÇÃO DA FORMAÇÃO

O curso tem a duração de 30 horas (24 horas aulas síncronas e 6 horas para estudo autónomo – leitura, realização de atividades propostas e trabalho final). Desenvolve-se na modalidade online, através da plataforma Zoom, com sessões síncronas, cada sessão com duração de 3 horas.

METODOLOGIA DE FORMAÇÃO

Privilegia-se uma metodologia ativa, teórico-prática com recurso à análise e discussão de casos práticos, visualização de vídeos, consulta de legislação e outros recursos potenciando o diálogo entre profissionais, numa partilha de experiências e conhecimento.

TRABALHO FINAL

Trabalho Final – Elaboração de um Projeto/ Programa no âmbito da Educação Parental.

 

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

INTRODUÇÃO
Família e Parentalidade
Parentalidade Positiva vs Parentalidade Consciente – conceito e Princípios básicos
Educação Parental – Conceitos, Enquadramento Jurídico em Portugal


MÓDULO I – PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO PARENTAL EM PORTUGAL

1.1. Principais Programas de Educação Parental baseados em evidência
1.2. Outros Programas Parentais implementados em Portugal
1.3. Instrumentos de avaliação de competências parentais

MÓDULO II. ESTILOS PARENTAIS E ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS POSITIVAS

2.1. Estilos Parentais (conceito e tipologias)
2.2. Estilos parentais e efeitos no comportamento das crianças
2.3. Competências e Estratégias do Educador e Benefícios para a Criança
2.4. Estratégias Educativas promotoras de uma Parentalidade Positiva

- Relação Pais-Filhos (Vinculação)
- Comunicação Positiva (CNV)
- Regras e limites
- Elogios e Consequências
- Mudança e monitorização de comportamentos
- Competências socioemocionais


MÓDULO III. INTERVENÇÃO FAMILIAR NA PARENTALIDADE – Da Teoria à Prática

4.1. Análise e reflexão casos práticos em contexto educativos (escolar ou institucional)
4.1. Elaboração de um programa/ sessões tipo de educação parental.

 

DESTINATÁRIOS

Assistentes Sociais, Educadores Sociais, Professores e Educadores de Infância, Psicólogos, e outros profissionais que desenvolvam a sua
intervenção junto de crianças e jovens e suas famílias. Estudantes das referidas áreas.

Número participantes: mínimo 8 alunos - máximo15 alunos

Investimento:

90€ (valor exclusivo para alunos da Academia)

99€ (valor para público em geral)

CRONOGRAMA

Data de início: 24 de abril
Término: 19 de junho
Apresentação dos Trabalhos Finais: 26 de junho

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Formadora: Ilda Reis - Assistente Social (+info)

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